×

Siga-nos e saiba de tudo antes de todo mundo!

63

Google +

1426

Seguir

299

YouTube

581

SIGA-NOS

Acho que meu smartphone está com vírus

Provavelmente você já viu alguma mensagem no seu smartphone dizendo que seu aparelho está com vírus ou que o mesmo está vulnerável a alguma coisa, e algumas vezes as mensagens até que são bem convincentes, e até mesmo oferecem um serviço de anti-vírus de alguma empresa famosa, e na maioria das vezes acabam enganando uma pessoa ou outra. Se você já passou por uma situação como essa, e acabou caindo, saiba que você foi vítima de uma Scareware, é um prática anti ética de marketing digital que faz uso da engenharia mental para vender algum produto a alguma pessoa.

vírus em smartphone

Marketing anti ético e engenharia mental

É comum e totalmente honesto e ético o desenvolvimento de um aplicativo Android ou um blog, e inserir anúncios publicitários em alguns locais, até por que você tem que receber algo em troca do seu tempo e trabalho. Mas infelizmente não é bem assim que acontece, alguns desenvolvedores se utiliza-se de gatilhos mentais para convencer pessoas a comprar algum produto ou serviço ameaçando a segurança do seu smartphone, esse prática é chamada de Scareware. O pior de tudo é que na maioria das vezes o produto oferecido é falso, e você acaba instalando em seu smartphone um software que pode roubar suas informações pessoas, comprometer o desempenho do seu smartphone entre outros.

Como devo me proteger?

Na verdade a solução é extremamente simples, o Android é baseado em Linux que é um dos sistemas operacionais mais seguros do mundo, uma das vantagens da utilização desse sistema é a difícil implementação de um programa ou vírus, e mesmo depois do vírus ser criado, ele necessita de uma permissão para entrar em execução, nesse caso quando você se deparar com alguma mensagem suspeita, toque no botão voltar do smartphone, ou até mesmo feche o aplicativo.

Obs.: Não confunda, tentativa de Scareware com publicidade limpa, os blogs e aplicativos sobrevivem de comissões por click e visualizações por mil, portanto se você usa alguma extensão para bloquear esses anúncios, provavelmente aquele blog que você costumava visitar com alguma frequência poderá estar off-line por falta de recursos financeiros.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.