×

Siga-nos e saiba de tudo antes de todo mundo!

63

Google +

1426

Seguir

299

YouTube

581

SIGA-NOS

Smartphone com processador octa-core ou dual quad-core?

Recentemente em uma de minhas postagens sobre processadores octa-core, iniciou-se uma grande discussão sobre a real nomenclatura dos processadores octa-core da atualidade, inicialmente um membro da rede social Google Plus iniciou a discussão afirmando que na minha postagem não havia nem um smartphone com um processador octa-core real, no final da discussão fiquei bem insatisfeito com a conclusão, de certa forma eu acharia melhor se ele nem se quer tivesse comentado, saiba mais detalhes lendo o conteúdo da postagem.
Chip da qualcomm

Octa-core ou dual quad-core?

Os comentários postados pelo participante da rede social tiraria totalmente a minha credibilidade como publisher, só me restou defender minha tese, pois bem, sou estudante do curso de Computação pesquisador há vários anos da área tecnológica, não sou nenhum marinheiro de primeira viagem, e até onde eu sei a palavra octa-core, vem do termo multicore ou multi-núcleos, e segundo a Wikipédia esse termo refere-se a quantidade de núcleos contidos em um chip de processador veja a citação:

O termo multinúcleo ou multicore (como é popularmente conhecido), são por vezes utilizados para descrever arquiteturas multicore com um número particularmente elevado de núcleos (dezenas ou centenas). (Wikipedia, 2015)

Funcionamento de um octa-core atualmente

Primeiramente gostaria de começar esse paragrafo com uma citação do blog Trusted Reviwes que afirma que quando uma CPU tem oito núcleos pode ser considerada octa-core:

Os termos octa-core e quad-core denotar o número de núcleos de processador em uma CPU. Octa é oito, quad é quatro. Tão longe, tão óbvio. (Trusted Reviwes, 2015) Traduzido pelo Google.

Infelizmente há uma grande confusão quanto ao funcionamento do octa-core produzido pela Qualcomm, a maioria das pessoas pensam que em tarefas mais pesadas todos os oito núcleos do processador são ativados, infelizmente essa não é a realidade, esses tipos de chips contem em seu interior dois grupos de núcleos quad-core, um com núcleos de maior frequência  e outro com frequência um pouco menor.

Na maioria do tempo (stand by) o grupo de núcleos quad-core de menor frequência fica ativo, enquanto o outro grupo de núcleos fica desligado. Quando o usuário está realizando tarefas que necessite de um maior desempenho, o grupo de núcleos de menor frequência é desligado e o grupo de maior frequência é ativado, em outras palavras jamais haverá atividade simultânea dos oito núcleos trabalhando ao mesmo tempo.

True octa-core

Para a felicidade de todos a Media Teck criou um chip de processador capaz de manter ativo os oito núcleos simultaneamente, e por isso é chamado de true octa-core, veja o esquema:

Configurações do funcionamento de processadores octa-core
Configurações do funcionamento de processadores octa-core

Na configuração octa-core 1 e 2 fica obvio que não existe a ativação dos oito núcleos simultaneamente, e infelizmente esse fato pode ludibriar muitos consumidores, diferente do chip da Media Tek onde todos os núcleos são ativos.

Minha opinião

É complicado afirmar quais das duas tecnologias é a melhor até por que a virtualização de núcleos é um assunto bastante complicado para se discutir, mas com certeza dizer que o chip da Qualcomm é um octa-core é bem complicado, apesar de realmente conter oito núcleos em seu interior, mas pode-se dizer que o processador da Media Tek é um octa-core com funcionamento convencional, o mesmo encontrado em processadores quad-core em computadores domésticos, e o outro processador ficaria ainda mais preciso afirmar que ele é um octa-core (referencia ao número de núcleos) com funcionamento dual quad-core (referencia ao seu funcionamento), ou seja ambos são octa-core só que se diferenciam apenas no seu funcionamento.

E você qual sua opinião sobre o assunto?

4 comentários:

  1. Bem esclarecedor essa matéria, mas na próxima evite utilizar fontes pouco confiáveis, assim como o Wikipédia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A wikipédia é pouco confiável ou os brasileiros tem preguiça de escreverem artigos de qualidade?

      Excluir
  2. Gabriel Siqueira15 de maio de 2018 20:30

    Mas qual é melhor? Um celular 1,4ghz quadcore + 1,1ghz quadcore OU 2,0ghz octacore?
    Se o melhor for 2,0ghz octacore, ele é MUITO ou só um pouvo melhor que quadcore?

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro o octa-core onde seus oito núcleos ficam ativos simultaneamente.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.